A cirurgia de redução do estômago evoluiu muito nos últimos anos; as técnicas cirúrgicas foram ampliadas: Bypass gástrico (Fobi e Capela); Sleeve (gastrectomia vertical) ou Duodenal Switch são as mais comuns. O risco cirúrgico é baixo, o auxílio na perda de peso é inegável (meu médico diz que a cirurgia faz 30%, o resto é o paciente). Podemos dizer que a cirurgia se popularizou e a obesidade é uma epidemia global.
Será que em breve seremos um gastromundo???
A minha família já é uma gastrofamily.
Minha tia e meu irmão fizeram a técnica mais comum: Bypass gástrico (aberta), que é um tipo de cirurgia restritivo e disabsortivo. Ambos eram obesos mórbidos (grau III - IMC acima de 40)
.

Meu irmão operou em dezembro de 2009 tem anel e hoje é um magrelo, oscilando o peso entre 74-75kg, mas se pesa diariamente que é para monitorar bem o peso e evitar a reengorda. Certo ele, cirurgia não é mágica!!!
Minha tia operou há + de 10 anos, eliminou muito peso, de obesa mórbida ela está gordinha e até hoje permanece em luta constante com a balança, oscilando períodos mais magra, períodos mais cheinha.
Ah, a sogra do meu irmão tb fez!!! Bypass aberta. Emagreceu super bem, fez plástica de barriga e deu uma reengordadinha recentemente (+ do que os 10% do total do peso perdido que é normal recuperar), mas continua longe de voltar à obesidade que tinha.
Eu e minha cunhada fizemos Sleeve (por vídeo), que é um tipo de cirurgia meramente restritivo. Nós duas tínhamos obesidade severa (grau II - IMC entre 35 e 39,9) e estamos em idade fértil, por isto nosso cirurgião (todos, exceto minha tia operamos com Álvaro Ferraz) indicou a gastrectomia vertical

Eu operei em 08/novembro do ano passado e minha cunhada em 09/janeiro deste ano, ou seja, ambas somos magrelas em construção. Mas, estamos as duas perdendo super bem!!!
O que noto e quis demonstrar citando todas essas pessoas é que reduzir o estômago hoje é comum. A arquiteta que planejou meu apt fez; uma amiga do trabalho fez; tem outro professor que está na fase de exames...
Mas, com tantos exemplos próximos a mim SEI que a cirurgia ajuda, mas não faz milagre, não é um passe de mágica para uma vida magra para sempre, longe disto...
Para perder tudo que se deseja e depois manter esta perda é necessário esforço e compromisso, mudança de hábitos = RA + AF.
Tô mega ansiosa para viajar... Já é depois de amanhã!!! Então, acho que meu próximo post já será pós-NY e depois da semana santa... Vou desejar logo FELIZ PÁSCOA a todos!!!!! Que seja uma páscoa magrelinha, com pouco chocolate.