LilySlim Weight loss tickers

LilySlim Weight loss tickers

terça-feira, 3 de julho de 2012

Triunfo dos gordinhos?!?

Não sei se vocês viram a revista Época esta semana... Fiquei intrigada...
Antes deixa eu destacar que: 1º) Se eu me aceitasse GORDA não teria retirado 70% meu estômago através do Sleeve... 2º) Acho massa quem se acha linda mesmo gordinha. Mas, eu não me achava! 3º) Acho que é essencial respeitaro preconceito contra o obeso é coisa de gente bocó, MAS valorizar alguém por estar gordo?!? Não sei... 4º) Obesidade é doença!

Doença séria, acompanhada de diversas comorbidades. É quase uma epidemia global

Agora deixa eu falar a minha visão da coisa: EU, em minha humilde opinião pessoal, não acredito que alguém esteja feliz e satisfeita com sua APARÊNCIA estando gorda... Talvez, pense assim pq eu não era... sei lá.... 

Acho que gordo não triunfa, SOFRE... sofre lutando contra a balança, sofre pela cobrança de estar fora do padrão, sofre com as comorbidades, sofre com o preconceito...
Mas, se ajudar a diminuir o preconceito essas reportagens são válidas... Pois, o preconceito velado como o que o gordo sofre é fogo e por ser velado é difícil de ser combatido....
O que vocês acham??? Olhem um pouco da reportagem da Época...


O triunfo dos gordinhos

Eles já são maioria em várias capitais. De discriminados, passaram a valorizados – pelo mercado e pela cultura pop

CRISTIANE SEGATTO, MARTHA MENDONÇA E NATALIA SPINACÉ
Enviar por e-mail
|
Imprimir
|
Comentários
Cléo Fernandes (Foto: Stefano Martini/ÉPOCA, Tomás Rangel/ÉPOCA e Sendi Morais/ÉPOCA. Produção: Felipe Monteiro e Jairo Billafranca para Studio Bee Produções)
O Brasil é um país exibido. Nas praias e nas ruas, a exposição generosa de pernas, tórax, bíceps e bumbuns é previsível como o sol quase diário num país tropical. Nos últimos anos, os contornos ganharam volume. Somos hoje uma nação de gente cheinha – ou redonda, ou gorda, o adjetivo depende do observador. Quase metade da população (48%) pesa mais do que deveria. Os gordinhos já são maioria (52%) na população masculina. Em várias capitais, o excesso de peso é a regra entre os moradores de ambos os sexos. É o caso de Porto Alegre (55%), Fortaleza (53%), Cuiabá (51%) e Manaus (51%). Apenas o Sudeste não tem nenhuma capital que tenha alcançado esse nível, mas o Rio de Janeiro está quase lá (49%).  
Esse novo cenário do Brasil – agora, além de país mestiço, também um país roliço – inspira uma mudança cultural. Antes desprezados, os gordinhos passaram a ser valorizados. Alguns indícios.

• A convicção de que existe beleza gorda tornou possível a criação de um concurso disputado por mulheres que inspirariam qualquer pintor renascentista. A atual Miss Brasil Plus Size pesa 98 quilos – e, como é possível observar na foto de abertura desta reportagem, é linda.

• A C&A convidou a cantora Preta Gil para ser garota-propaganda. Em julho, a rede de lojas lança uma linha inspirada nela. Os tamanhos vão de 46 a 56. De gordinha excêntrica, Preta se tornou representante de um tipo genuinamente brasileiro. Outras grifes vêm lançando uma variedade sem precedentes de produtos para o público GG (leia os quadros ao longo desta reportagem).

• No mundo da cultura pop, os gordinhos também triunfam. É o caso da rainha do tecnobrega, a paraense Gaby Amarantos (1,66 metro e 76 quilos). E também do ator Tiago Abravanel, que brilhou nos palcos como o cantor Tim Maia. Ele será um dos destaques da próxima novela das 9 da TV Globo, Salve Jorge, na pele de Demir, um sedutor irresistível.
No mundo do design, hoje é possível encontrar cadeiras de escritório nas versões P, M e G, assim como mouses de computador ideais para mãos gordinhas. Encontrar anéis e alianças em numerações maiores deixou de ser um problema. A maioria das joalherias pensa nisso e oferece soluções.
Capa da revista Época - edição 737 (Foto: divulgação)
As brasileiras aprenderam a valorizar o padrão de beleza da mulher real. Essa tendência foi captada pelo Instituto Data Popular, especializado em pesquisa e consultoria em estratégias de negócio. ÉPOCA publica em primeira mão, na edição da revista que chega às bancas e ao seu tablet (baixe o aplicativo) neste fim de semana, os dados dessa pesquisa. Foram entrevistadas 15 mil mulheres acima de 16 anos, de todas as classes sociais. As voluntárias receberam fotos de três mulheres famosas (sem identificação do rosto), vestidas apenas de lingerie. Na página de ÉPOCA no Facebook e no Google+, você pode ver essas fotos e também opinar: qual o corpo mais atraente? Qual o deles você gostaria de ter? Para 72%, o corpo mais atraente era o mais curvilíneo. A maioria (59%) gostaria de ter aquela silhueta. “O padrão de beleza deixou de ser o das passarelas. Ele é considerado pelas mulheres, e até pelos homens, pouco atraente, nada sensual e até feio”, diz Renato Meirelles, sócio diretor do Instituto Data Popular.

26 comentários:

  1. Oi amore
    participe do meu novo sorteio
    é para 2 ganhadoras agora!
    Fique com Deus!!!
    super beijo ✿◠‿◠)✿
    @barbielieth
    www.coisasdeladdy.com
    http://www.facebook.com/coisasdeladdy

    ResponderExcluir
  2. Ai Bela, eu concordo, e muito que a obesidade é uma doença e séria.
    Mas, pensando na questão imagem, se eu antes, tivesse o corpo que estou hoje, não teria operado.
    Estou amando o que vejo no espelho e a saúde, está exemplar!
    Bons exames, realizando exercícios físicos.
    Um instrutor me disse outro dia, "é mais válido um gordinho que pratica exercícios, do que um magro sedentário"... Tenho visto pesquisas sobre, e os riscos dos gordinhos que se exercitam estão melhores do os dos magrelos.
    Não sei se é um triunfo, mas acho que está rolando uma melhor aceitação, visto que o mundo é obeso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo demais!
      É melhor ser um gordinho saudável e ativo do que um magro sedentário e doente...

      Excluir
  3. A meu ver, não é a obesidade mórbida que gera comorbidades e sofrimento nas pessoas. É o que se faz em termos de vitimação, alimentação péssima e extremo sedentarismo para chegar à obesidade mórbida que traz doenças físicas e psicológicas. Mesmo uma pessoa com genética magra que pratique a vida desregrada, vai ter diabetes, vai ter colesterol - conheço magros "podres", e não são poucos. Ou seja, ser gordinho não necessariamente é doença, assim como estar magro não é sinônimo de saúde. Mas se a pessoa estiver um pouco acima do peso - não muito, tipo mórbido, porque daí já é um estágio em que um abismo chama outro abismo - acredito ser plenamente possível uma vida saudável e feliz. Ou mesmo se a pessoa estiver muitos quilos acima do peso, mas buscando equilíbrio e praticando coisas saudáveis, acho que é um triunfo. Eu mesma era mó natureba e super ativa, mas cheguei à obesidade mórbida quando perdi o controle do meu peso corporal. Me sentia doente, mas não me sentia menos do que ninguém. E por isso operei, para retormar o controle do meu organismo, reorganizar os hormônios e obedecer porções. Não porque eu era pior que ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obesidade é doença sim... Dificilmente vc encontra alguém que goste de ser gordo. Além de doenças físicas também tem a questão das doenças psicológicas, como depressão e baixa auto estima...

      Excluir
    2. Vanessa,
      concordo que ser gordo não torna ninguém pior ou melhor.
      Mas, torna mais propenso a doenças: SIM!
      Claro que o sedentarismo é outra praga dos tempos modernos que tb é um fator de propensão a doenças!

      Excluir
    3. Vnardella, li o que escreveste no teu blog e gostei muito era inclusive a respeito disso e que inclusive tu reproduziste aqui.
      Acho bem complicada essa questão da 'aceitação'.
      Cabe ressaltar que as pessoas agem diferente frente à obesidade... Como disse a Beauty, talvez seja pq nós e tantas outras pessoas não nos aceitamos assim... Vejo sim gente bem resolvida, (leia-se: que não para a vida pq é gorda), mas acho engraçado que em contrapartida daqui a pouco aquela pessoa tão resolvida vai e emagrece, quando é por saúde, até entendo, sentiu necessidade, até pq estamos falando de doença, mas muitas é por vaidade, então será que se aceitava mesmo?
      Enfim, admiro muito quem consegue tocar a vida e não se anula por estar acima do peso, eu mesma já consigo lidar melhor com isso, mas acho tudo muito camuflado.
      Se é que me fiz entender...
      beijos

      Excluir
  4. Eu acho esse assunto tão complicado. Eu concordo com vc, acho muito difícil um gordo se amar de verdade. É muito preconceito, muita cara feia pra gente... e como vc disse, o preconceito é velado. Se falarmos alguma coisa, já nos taxam de complexados. Mas só enxerga esse preconceito, quem passa por ele. Mas em contrapartida, acho que tem muito gordo com a saúde melhor do que alguns magros. De qualquer forma, eu não acho que a mídia deva "incentivar" o povo a engordar.

    ResponderExcluir
  5. Penso de maneira parecida a ti Bela, acho super legal quem se acha maravilhosa estando obesa, eu não me achava. Acredito que valorizar a beleza real é realmente importante, afinal, poucas pessoas tem o padrão de modelo de passarela, e este padrão só servem para elas como profissionais. Mas também acredito que incentivar a obesidade não é legal. Incentivar o respeito sim, mas daí a dizer que está tudo bem em ser obeso (estou falando obeso mesmo, não estou falando de 5, 10 quilos a mais) é fugir da realidade. Obesidade é doença e é sério e deve ser cuidada.

    ResponderExcluir
  6. Obesidade é sem dúvida uma questão de saúde pública.
    Claro que tem pessoas magras que tem o mesmo tipo de doenças que pessoas mais gordas. Mas a incidência nem se compara né.
    Mas acho legal que o preconceito acabe e que as pessoas acima do peso
    possam se vestir decentemente
    e não com roupas com cara de velhas.
    Um beijo
    http://mundorohsa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. minha opinião é que deve existir alguém sim no mundo que se aceita gordinho e é feliz assim, mas NUNCA encontrei. Quem é feliz sofrendo preconceitos? Quem é feliz com problemas de saúde?
    acho lindas essas modelos gordinhas, porém se vc for conversar com elas, a vida delas é saudável, elas não perdem peso mas se cuidam para ficarem bonitas e com saúde.
    realmente, temos que lutar contra a obesidade, não dá pra dar valor a isso porque é uma doença e faz mal. Mas também temos que lutar contra esse preconceito idiota que muita gente tem.

    Beijos amiga, boa quarta

    ResponderExcluir
  8. No meu ponto ser feliz é um estado de espírito....eu não estava feliz qdo estava obesa....realmente concordo com vc q é dificil alguem se achar feliz estando doente, sofrendo limitações e preconceitos.....podemos nos sentir bonitas gordinhas, mas com saude...depende de cada um....mas a obesidade é uma doença sim....temos q lutar contra ela....adorei seu post Beauty...super importante!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu na minha singela opinião, penso igualzinho a você. OBESIDADE É UMA DOEÇA CRÔNICA QUE PROVOCA OUTRAS DOENÇAS... A obesidade é o mal do século e deveria ser tratada como tal. Ok, que a intensão é derrubar o preconceito, mas não é axaltando seus "beneficios" que não existem que as pessoas deixaram de serem preconceituosas. Pode até haver alguém que se sinta feliz estando assim, mas EU JAMAIS! Enfim, seu post foi maravilhoso!

    Bj

    http://julianenopaisdasborboletas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quando eu era mais nova, e gordinha, com meus 80 kg, eu me achava linda, e era saudável e entrava em roupas tamanho G, quando engordei mais deixei de ser saudável, passei a usar GG, XGG, XXGG e parei de me achar bonita... e essa modelo aí é muito linda, espero que ela seja saudável... enquanto ha saúde e amor próprio, tudo bem!

    ResponderExcluir
  11. Conheço meninas que eram só gordinhas e felizes, tinham trabalho bons,namorado,casaram e depois de ganhar baby...engordaram mtooo mais ainda e ai a "gordinha" ficou uma AORCA....e ai meu bem so operando pra resolver pq ai a "gordinha" feliz não conseguia mais andar, nem trabalhar fora, dificuldades ate pra cuidar dos filhos....
    O problema não eh ser uma mocinha gordinha, o problema é que quem é gordinha novinha depois mais velha fica uma "gordona" e ai que mora o perigo!!!!!

    ResponderExcluir
  12. O que posso dizer, é que eu, particularmente, nem sequer por um dia, conseguir ser feliz gorda.
    Esta condição se refletia e pesava negativamente em todos os aspectos da minha vida.
    O preconceito existe e só piora a situação.
    Essa história de dizerem que gastroplastizado escolheu o atalho, o caminho mais fácil... Estão de brincadeira... Somos é vencedoras e muito corajosas!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  13. Não sei naum; tem tanto problema junto, não é só o "sobrepeso em si"
    Risco de infarto/má circulação/ e meu marido obeso tem gordura até no fígado...ele quer emagrecer e não está feliz nada...sei lá!

    Pode ser que alguém seja
    Eu também não era.

    (Gostei muito do post)

    ResponderExcluir
  14. Confesso que sempre soube reconhecer meus atributos e explorá-los... assim todos (inclusive eu) me achava bonita. Mas de bonita para feliz há uma grande diferença. Nunca fui feliz por ser gorda, sempre briguei com a balança e fiz as maiores loucuras para estar magra... depois de anos de obesidade me tornei hipertensa grava (PA=180x120), ganhei de "presente" uma hérnia de disco e artrose nos 2 joelhos que me limitam e muito... SE ISSO FOR TRIUNFAR, prefiro a "derrota" de ser magra e saudável. A Isto É, foi infeliz com a abordagem, acho legal mostrar que peso, assim como cor da pele, como opção sexual, não definem o caráter de ninguém e por isso deve-se respeitar todas as pessoas, mas daí falar que GORDO TRIUNFA é apologia a OBESIDADE.
    Continuo sonhando com o manequim 38... kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. caramba! se essa moda pega!

    eu concordo com voce obesidade e um problema que precisa de tratamento!

    beijos

    ResponderExcluir
  16. É bem por ai meu raciocínio também, mais acho legal o fato de agora se preocuparem com essa parcela da população, de limitarem menos... beijos

    ResponderExcluir
  17. Só sei que não é fácil ser gorda ... principalmente obesa !
    Eu não sou feliz com o meu atual peso ... mas, sei que agora
    com a cirurgia a situação vai mudar em um tempo menor do que
    se fosse esperar somente uma R.A.
    A minha curiosidade em relação a essa matérias era saber se
    por acaso as pessoas que fizeram ... são obesas rs ...
    É fácil vc colocar esse tipo de pauta ... é falar que tudo
    é lindo quando vc é magro ...
    bjs
    dri

    ResponderExcluir
  18. Geralmente, a maioria dessas modelos estão com o IMC 30 a 34, algumas, apenas, tem IMC 40. Por isso, muitas se sentem bem com seu corpo. Trabalhei com mídia dessas modelos e o manequim tem que ser de 42 a 48. Agora quero ver alguém feliz vestindo 52 pra cima.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  19. Bela querida, muito obrigada pela visita e carinho no blog.
    Adorei!!!

    Estarei por aqui retribuindo sempre! Já te sigo.
    Legal que fez sua cirurgia, ja eliminou bastante! Parabens!!

    Quanto a esse triunfo ai, to com vc...
    E mais, acho que esse orgulho plus size é balela. Todas elas ja tentaram emagrecer... TODAS!
    Se vc for la e falar "posso eliminar magicamente de vc 5 kilos?" e elas falarem que não.. aí eu acredito! rsrs

    Terei muito orgulho de qnd eu for saudavel e gostosa..
    aí sim triunfarei! rsrs

    alias, nós duas! =)

    O BEIJO!

    ResponderExcluir
  20. É..concordo com vc. Ser gordo, obeso, balofo, fofinho, rechonchudo, ou seja qual adjetivo for, não é triunfo e nao deveria ser motivo de orgulho pra ninguém. No mundo real, nenhum gordo triunfa, é tratado com respeito e considerado bonito. Muito pelo contrário. Discriminação e desrespeito andam juntos e de mãos dadas cada vez que um gordinho tem q sair de casa e enfrentar o mundo lá fora. Eu particularmente achava minha vida um inferno e chorei muitas vezes querendo outra vida que nao fosse a minha, com outro corpo que nao fosse o meu. Tentei a vibe 'gordinha mas feliz' e não rolou. Admiro quem consegue e tem coragem de ser assim, mas tb penso que la no fundo isso não passa de conformismo.
    Bjss.

    ResponderExcluir
  21. Ai Bela, concordo com voce... Acho impossível um ser humano feliz e gordinho. Pode sim se achar linda, gostosa, etc, etc... Mas como voce citou, obesidade é uma doença: fato! O peso incomoda, nos faz arfar, nos faz ter assaduras, sermos olhados torto quando vamos comprar roupas, ou sentar ao lado de alguem, o mundo não foi feito e é lmitado para os obesos e isso são fatos, não questão de opinião. E se é uma condição que a gente pode modificar, como se pode conviver feliz com isso? Qualquer outra coisa (como minha testa grande e minha sombrancelha que foi deformada por uma cicatriz), são coisas que aceito e convivo por que não tenho como mudar (até teria se tivesse muuuuio dinheiro...). Mas ser feliz com a obesidade, graças a ela, não vejo como pode ser possível...

    ResponderExcluir
  22. Bom, eu discordo. Existe aí uma questão cultural e de auto estima. Primeiro, qual é a sua definição de gordo? Para algumas pessoas pesar 56kg é estar gorda, para outras 70kg, outras 80kg... Em certas culturas a mulher com abdômen mais avantajado é quem tem mais status social (ou você acha de a "Dança do Ventre" foi feita para as mulheres magras???? O.o). Cada pessoa tem uma verdade. Você pode ter encanação com diversas coisas, ontem foi seu peso, amanhã seu cabelo, depois de amanhã acha rugas e por aí vai... Simplesmente pelo fato de você não estar bem por dentro! Aí é que mora o perigo. Nada em excesso faz bem, nem a gordura nem a magreza extrema, por isso acompanhamento médico sempre é fundamental. Além do acompanhamento médico deve ser feito também o psicológico, pois cada um é como é. Se você estiver saudável é o que importa. Propenso a doenças todos nós somos e de todo tipo. Acima de tudo o que deve haver é respeito. Respeito com você e com o próximo. Mas na minha visão mutilar o corpo para conseguir melhorar a estética não é legal. Muitas pessoas estão recorrendo a gastroplastia mas é uma coisa nova, não sabemos o efeito disso daqui a 40 anos. Seu corpo é seu templo. Mas é aquilo que eu disse, não concordo mas respeito! Beijos

    ResponderExcluir

Comenta aí que eu fico muito FELIZ!!!
Responderei por aqui mesmo: volta para ver!!!!