LilySlim Weight loss tickers

LilySlim Weight loss tickers

quarta-feira, 28 de março de 2012

Gastrofamily - Gastromundo?

A cirurgia de redução do estômago evoluiu muito nos últimos anos; as técnicas cirúrgicas foram ampliadas: Bypass gástrico (Fobi e Capela); Sleeve (gastrectomia vertical) ou  Duodenal Switch são as mais comuns. O risco cirúrgico é baixo, o auxílio na perda de peso é inegável (meu médico diz que a cirurgia faz 30%, o resto é o paciente). Podemos dizer que a cirurgia se popularizou e a obesidade é uma epidemia global.


Será que em breve seremos um gastromundo???


A minha família já é uma gastrofamily.

Minha tia e meu irmão fizeram a técnica mais comum: Bypass gástrico (aberta), que é um tipo de cirurgia restritivo e disabsortivo. Ambos eram obesos mórbidos (grau III - IMC acima de 40)
.
Meu irmão operou em dezembro de 2009 tem anel e hoje é um magrelo, oscilando o peso entre 74-75kg, mas se pesa diariamente que é para monitorar bem o peso e evitar a reengorda. Certo ele, cirurgia não é mágica!!!
Minha tia operou há + de 10 anos, eliminou muito peso, de obesa mórbida ela está gordinha e até hoje permanece em luta constante com a balança, oscilando períodos mais magra, períodos mais cheinha.
Ah, a sogra do meu irmão tb  fez!!! Bypass aberta. Emagreceu super bem, fez plástica de barriga e deu uma reengordadinha recentemente (+ do que os 10% do total do peso perdido que é normal recuperar), mas continua longe de voltar à obesidade que tinha.

Eu e minha cunhada fizemos Sleeve (por vídeo), que é um tipo de cirurgia meramente restritivo. Nós duas tínhamos obesidade severa (grau II - IMC entre 35 e 39,9) e estamos em idade fértil, por isto nosso cirurgião (todos, exceto minha tia operamos com Álvaro Ferraz) indicou a gastrectomia vertical


Eu operei em 08/novembro do ano passado e minha cunhada em 09/janeiro deste ano, ou seja, ambas somos magrelas em construção. Mas, estamos as duas perdendo super bem!!!

O que noto e quis demonstrar citando todas essas pessoas é que reduzir o estômago hoje é comum. A arquiteta que planejou meu apt fez; uma amiga do trabalho fez; tem outro professor que está na fase de exames... 

Mas, com tantos exemplos próximos a mim SEI que a cirurgia ajuda, mas não faz milagre, não é um passe de mágica para uma vida magra para sempre, longe disto... 

Para perder tudo que se deseja e depois manter esta perda é necessário esforço e compromisso, mudança de hábitos = RA + AF.

Tô mega ansiosa para viajar... Já é depois de amanhã!!! Então, acho que meu próximo post já será pós-NY e depois da semana santa... Vou desejar logo FELIZ PÁSCOA a todos!!!!! Que seja uma páscoa magrelinha, com pouco chocolate.

11 comentários:

  1. Depois do meu episódio com achocolatado, minha pascoa vai ser magrela mesmo. E é verdade qto ao fato de muitas pessoas estarem operamdo, em todo lugar que eu ia no pré e comentava tinha alguem que havia feito. Pra ninguem era muito novidade... Bom, já que voce está indo viajar, te desejo uma excelente viagem e que voce tire muuuitas fotos para compartilhar aqui com a gente!!! Ótima Páscoa pra voce!!! Bjão!!!

    ResponderExcluir
  2. É VERDADE, AS VEZES PARO E PENSO NISSO, MUITA GENTE FAZ A CIRURGIA, MUITA GENTE MESMO, COMPARE AS PESSOAS DOS ANOS 70 COM AS DE HOJE O MUNDO ERA DOS MAGROS AGORA É DOS GORDOS GASTROPLASTIZADOS... UM ABRAÇO E BOA VIAGEM

    háaa sabe que eu iria te pedir, dá para tirar essa confirmação de letras, eu várias vezes não consigo comentar aqui por causa delas, fica dando erro toda hora... um abraço

    ResponderExcluir
  3. Que chique!! NY heim? ^^
    Engraçado que entre as pessoas do meu convívio, eu não conheço muita gente que já fez essa cirurgia não...acho que por isso eu tinha tanto medo, hehehehe
    Na igreja que frequento, só teve 1 pessoa que fez antes de mim...no trabalho, ninguém, na família, tb não tem ninguém, rsrsrs Sou pioneira! kkkkk Agora tem um monte de gente querendo fazer, hehehe
    É verdade que a cirurgia não faz milagre, e por estar ficando cada vez mais comum, acredito que surgirão muitos casos de reengorda, pq muitas pessoas não estão levando a sério o tratamento, pois é isso que a cirurgia é, um TRATAMENTO para a obesidade, e não a cura! Beijos, ótima viagem e uma páscoa abençoada :D

    ResponderExcluir
  4. Eita, isso que é gastrofamilly!!!

    Feliz pascoa pra vc tb! Mas to com medo viu menina... vou ter q ser praticamente um monge tibetano para resistir aos chocolates em excesso!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Beauty, tudo bem?

    Descobri o seu blog hoje e gostei muito dele! Parabéns!
    Estou me preparando para fazer a gastroplastia e a descrição do seu dia-a-dia me deu mais segurança para encarar esse novo desafio.
    Parabéns pelo seu progresso, continue assim firme e forte para alcançar e manter seu objetivo.
    Beijos e boa viagem!

    ResponderExcluir
  6. Uma viagem muito boa, obrigada pelo apoio e qque tudo continue a correr pelo melhor. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. É verdade Bela, a cirurgia não faz milagre ela é só uma ferramenta. Ela pode nos ensinar muito se soubermos aproveitá-la. Boa páscoa para ti também. Beijoca.

    ResponderExcluir
  8. Belinha...divirta-se mto na viagem.
    Na minha empresa, de uns 200 funcionário, uns 10 já fizeram, depois de mim, 2 com meu gastro e saiu distribuindo o cartão dele a penca!
    O mundo aprendeu a se alimentar erroneamente...daqui a pouco, teremos crianças operando!!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu não conheço mta gente q fez, mais ou menos umas 04. Todas estão bem e tiveram sucesso. Tem uma q emagreceu 50 kg, mas ainda é mto gorda pq não segui a orientação da nutricionista. As outras estão ok. Na minha família só tem eu mesmo. Mtas pessoas tem vontade de fazer, mas tem medo. Sabemos q não é fácil, embora não seja um bicho de sete cabeças. Bjocas.

    ResponderExcluir
  10. vc é tão chique amiga acho que estarei em recife lá para o dia 20 para um casamento, mais se for aviso, quero ver vc e a danni

    ResponderExcluir

Comenta aí que eu fico muito FELIZ!!!
Responderei por aqui mesmo: volta para ver!!!!